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Felicitando os não-muçulmanos em suas festas

Eu me volto a Allah, O Amoroso, O Misericordioso

 

A questão de felicitar ou não os não-muçulmanos durante suas festas, se torna, frequentemente, um tópico de controvérsia quando as festas chegam. Os muçulmanos devem equilibrar o dever de testemunhar nossa fé e, ao mesmo tempo, cultivar as boas relações com os nossos vizinhos não-muçulmanos. Essas duas preocupações, às vezes, existem com desconforto e, como em todas as coisas, devemos adotar uma abordagem equilibrada e moderada da questão.

Os estudiosos concordaram que é proibido aos muçulmanos felicitar os não-muçulmanos apenas em relação aos seus rituais religiosos que expressam o que o Islam considera atos de descrença.

 

Ibn a-Qayyim escreve:

وَأَمَّا التَّهْنِئَةُ بِشَعَائِرِ الْكُفْرِ الْمُخْتَصَّةِ بِهِ فَحَرَامٌ بِالِاتِّفَاقِ مِثْلَ أَنْ يُهَنِّئَهُمْ بِأَعْيَادِهِمْ وَصَوْمِهِمْ … وَإِنْ بُلِيَ الرَّجُلُ بِذَلِكَ فَتَعَاطَاهُ دَفْعًا لِشَرٍّ يَتَوَقَّعُهُ مِنْهُمْ فَمَشَى إِلَيْهِمْ وَلَمْ يَقُلْ إِلَّا خَيْرًا وَدَعَا لَهُمْ بِالتَّوْفِيقِ وَالتَّسْدِيدِ فَلَا بَأْسَ بِذَلِكَ

Quanto a oferecer felicitações por rituais de descrença específicos de outra religião, então é proibido por acordo, como felicitá-los por seus feriados santificados e seu jejum…, mas se um homem é tentado por isso e antecipa a necessidade de repelir algum mal vindo deles , então deixe-o caminhar até eles e dizer algo de bom e suplicar para que recebam orientação e direção. Não há mal nenhum nisso.

Fonte: Aḥkām Ahl Al-Dhimmah 1/441

 

A proibição se aplica ao apoio a doutrinas e rituais religiosos específicos que contradizem os ensinamentos islâmicos, mas Ibn Al-Qayyim abre uma exceção para os muçulmanos dizerem palavras boas e gentis aos não-muçulmanos, até mesmo para orar por sua orientação e bem-estar. De fato, existem três opiniões clássicas, todas atribuídas ao Imam Ahmad bin Hanbal, sobre a questão de felicitar os não-muçulmanos por seus feriados santificados, visitá-los e oferecer condolências.

 

Ibn Muflih escreve:

وَتَحْرُمُ الْعِيَادَةُ وَالتَّهْنِئَةُ وَالتَّعْزِيَةُ لَهُمْ كَالتَّصْدِيرِ وَالْقِيَامِ وَكَمُبْتَدِعٍ يَجِبُ هَجْرُهُ وَعَنْهُ يَجُوزُ وَعَنْهُ لِمَصْلَحَةٍ رَاجِحَةٍ كَرَجَاءِ إسْلَامٍ اخْتَارَهُ شَيْخُنَا وَمَعْنَاهُ اخْتِيَارُ الْآجُرِّيِّ وَأَنَّهُ قَوْلُ الْعُلَمَاءِ يُعَادُ وَيُعْرَضُ عَلَيْهِ الْإِسْلَامُ

É narrado por Ahmad que é proibido visitar os não-muçulmanos, felicitá-los ou oferecer condolências a eles, da mesma forma que é uma obrigação boicotar um herege. E é narrado que ele, geralmente,  permitia essas ações e que ele também permitia isso com a condição de que haja um provável benefício nisso, como a esperança de que eles abracem o Islam. Esta última opinião é preferida por nosso Sheikh Ibn Taymiyyah, bem como  Al-Ajurri, e a opinião dos estudiosos é que eles devem ser visitados para serem apresentados ao Islam.

Fonte: Al-Furūʻ li Ibn Mufliḥ 6/270

 

Alguns estudiosos proibiram de felicitar os não-muçulmanos em seus feriados santificados, enquanto outros permitiram com ou sem condições. O claro benefício de manter relacionamentos positivos com os  não-muçulmanos, em um mundo cada vez mais globalizado, não pode mais ser ignorado. Por esta razão, muitos estudiosos modernos encorajam os muçulmanos a oferecer palavras gentis a seus vizinhos não-muçulmanos durante as festas de fim de ano, desde que não se endosse suas doutrinas e rituais religiosos. A base para esta opinião, entre outras, é que o Islam encoraja a benevolência para com qualquer não-muçulmano que não tenha declarado guerra ao Islam.

Allah disse:

لَّا يَنْهَاكُمُ اللَّهُ عَنِ الَّذِينَ لَمْ يُقَاتِلُوكُمْ فِي الدِّينِ وَلَمْ يُخْرِجُوكُم مِّن دِيَارِكُمْ أَن تَبَرُّوهُمْ وَتُقْسِطُوا إِلَيْهِمْ إِنَّ اللَّهَ يُحِبُّ الْمُقْسِطِينَ

Allah não os proíbe daqueles que não lutam contra vocês por causa da religião e não os expulsam de suas casas. Ele não os proíbe de serem benevolentes com eles e agirem com justiça para com eles. Em verdade, Allah ama aqueles que agem com justiça.

Surata Al-Mumtahanah 60:8

 

Ibn al-Jawzi comenta sobre esta aayah, dizendo:

وَهَذِهِ الْآيَةُ رُخْصَةٌ فِي صِلَةِ الَّذِينَ لَمْ يَنْصِبُوا الْحَرْبَ لِلْمُسْلِمِينَ وَجَوَازِ بِرِّهِمْ وَإِنْ كَانَتِ الْمُوَالَاةُ مُنْقَطِعَةً مِنْهُمْ

 

Esta aayah é uma dispensa para manter relações com aqueles que não declararam guerra contra os muçulmanos e permite benevolência para com eles, mesmo que estejam em um país separado deles.

Fonte: Zād al-Masīr 8/237

Os muçulmanos geralmente são ordenados a falar palavras boas e gentis para as pessoas.

 

Allah disse:

وَقُولُوا لِلنَّاسِ حُسْنًا

 

E fale com as pessoas boas palavras.

Surata Al-Baqarah 2:83

 

Muitos muçulmanos, hoje, vivem em sociedades pluralistas e multiculturais nas quais os não-muçulmanos expressam seus bons votos aos muçulmanos durante as duas celebrações do Eid. A regra, nesse caso, é retribuir essa gentileza enviando votos de felicidades durante as comemorações.

 

Allah disse:

وَإِذَا حُيِّيتُم بِتَحِيَّةٍ فَحَيُّوا بِأَحْسَنَ مِنْهَا أَوْ رُدُّوهَا

Quando você for cumprimentado com uma saudação, cumprimente-a de volta com uma melhor do que ela ou retribua-a da mesma maneira.

Surata Al-Nisa 4:86

 

E Allah disse:

هَلْ جَزَاءُ الْإِحْسَانِ إِلَّا الْإِحْسَانُ

Há outra recompensa da benevolência senão benevolência?

Surata Al-Rahman 55:60

 

Os estudiosos também traçam uma analogia legal (qiyas) entre a questão de felicitar os não-muçulmanos e outras ocasiões em que os muçulmanos têm permissão para serem gentis com os não-muçulmanos. Por exemplo, os muçulmanos podem compartilhar comida com pessoas de religiões bíblicas (5:5).

Além disso, o Profeta saws ordenou aos muçulmanos que respeitassem os funerais de todas as pessoas, incluindo os não-muçulmanos.

 

Amir Ibn Rabia relatou: O Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos estejam com ele, disse:

 

Quando você vir uma procissão fúnebre, defenda-a até que ela passe ou o falecido seja

colocado na sepultura.

Fonte: Ṣaḥīḥ Al-Bukhārī 1245, Série: Muttafaqun Alayhi

Qais Ibn Sa'd relatou: Um funeral passou pelo Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos estejam com ele, e ele se levantou. Disseram-lhe: “É um judeu”. O Profeta disse:

أَلَيْسَتْ نَفْسًا

 

Ele não era uma alma?

Fonte: Ṣaḥīḥ Al-Bukhārī 1250, Série: Muttafaqun Alayhi

 

Embora os muçulmanos sejam proibidos de rezar para que os não-muçulmanos sejam perdoados, já que este assunto é somente de Allah, quaisquer outras boas palavras de condolências e respeito pela família do falecido são encorajadas.

Os muçulmanos podem aceitar presentes de não-muçulmanos durante suas festas, mesmo que sejam idólatras celebrando um feriado idólatra e, principalmente, se isso estabelecer relações diplomáticas e pacíficas. A única exceção a esta regra é que os muçulmanos não devem comer sua carne se ela for abatida em nome de um deus além de Allah.

 

Ali Ibn Abi Talib relatou:

 

كِسْرَى أَهْدَى لَهُ فَقَبِلَ وَأَنَّ الْمُلُوكَ أَهْدَوْا إِلَيْهِ فهقَبِِِ

O Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, recebeu presentes de Khosrau e ele os aceitou, e os reis lhe davam presentes e ele os aceitava.

Fonte: Sunan Al-Tirmidhī 1576, Série: Hasan

 

 

Abu Qabus relatou: Uma mulher perguntou a Aisha: “Temos uma enfermeira entre os magos e eles nos dão presentes em suas festas”.

Aisha disse:

أَمَّا مَا ذُبِحَ لِذَلِكَ الْيَوْمِ فَلا تَأْكُلُوا وَلَكِنْ كُلُوا مِنْ أَشْجََار

Quanto à carne que mataram, não a comam. Em vez disso, você pode comer do fruto de suas árvores.

Fonte: Muṣannaf Ibn Abī Shaybah 31986

 

Abu Barza relatou: Ele tinha vizinhos, entre os magos, que lhe davam presentes durante a celebração e festas de ano novo.

 Abu Barza diria:

Tudo o que eles lhe derem de frutas, então coma. O que quer que eles lhe deem além disso, devolva.

Fonte: Muṣannaf Ibn Abī Shaybah 23773


Ibn Taymiyyah comenta essas tradições, dizendo:

فهذا كله يدل على أنه لا تأثير للعيد في المنع من قبول هديتهم بل حكمها في العيد وغيره سواء لأنه ليس في ذلك إعانة لهم على شعائر كفرهم

Essas narrações demonstram que as festas não-muçulmanos não impedem os muçulmanos de aceitar seus presentes. Em vez disso, a regra durante a festa é a mesma das outras vezes, pois não envolva apoio aos seus rituais de descrença.

Fonte: Iqtiḍāʼ Al-Ṣirāṭ Al-Mustaqīm 250

 

Além disso, o Profeta saws encorajou os muçulmanos a serem gentis e bondosos em todos os assuntos. A bondade é uma das melhores maneiras de ser um bom exemplo de um muçulmano devoto e abrir o coração das pessoas para o Islam. Em contraste, a dureza injustificada torna as coisas feias e afasta as pessoas do Islam.

Aisha relatou: O Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos estejam com ele, disse:

 

إِنَّ الرِّفْقَ لَا يَكُونُ فِي شَيْءٍ إِلَّا زَانَهُ وَلَا يُنْزَعُ مِنْ شَيْءٍ إِلَّا شَانَهُ

Em verdade, a bondade não é encontrada em nada, exceto para embelezá-la, e não é removida de nada, exceto para desonrá-la.

Fonte: Ṣaḥīḥ Muslim 2594, Grau: Sahih

 

Em outra narração, o Profeta swas disse:

لا يَكُونُ الْخُرْقُ فِي شَيْءٍ إِلا شَانَهُ وَإِنَّ اللَّهَ رَفِيقٌ يُحِبُّ الرَِْفّ

A aspereza não é encontrada em nada, exceto que isso a desonre. Em verdade, Allah é bondoso e ama a bondade.

Fonte: Al-Adab Al-Mufrad 462, Grau: Sahih

 

Com base em tudo isso, os estudiosos modernos encorajam os muçulmanos a serem gentis com os não-muçulmanos durante suas festas e a expressar bons desejos para eles com a condição de que não apoiemos nenhum ritual ou doutrina religiosa específica que seja idólatra.

Dar Al-Ifta Al-Misriyyah, a instituição egípcia que emite julgamentos religiosos eruditos (fatwa), concluiu sua investigação sobre este assunto afirmando o seguinte:

 

ومما ذكر من الآيات الكريمة والأحاديث النبوية الشريفة وآراء الفقهاء نرى أنه من الإحسان أن يصل المسلم غير المسلم على كل حال من عيادة وتعزية وتهنئة وإهداء وضيافة وقبول هدية وما إلى ذلك وأن هذا الشأن أحد أشكال الدعوة إلى دين الله بحسن الأخلاق ومكارم الخصال والله تعالى أعلى وأعلم

 

Quanto ao que mencionamos sobre as aayaat nobres, as tradições proféticas e as opiniões dos juristas, a nossa opinião é que é uma questão de benevolência (ihsan) que um muçulmano mantenha boas relações com não-muçulmanos em todas as circunstâncias, incluindo festas, condolências, felicitações, dar presentes, hospitalidade e aceitar presentes. Além do mais, esta é uma das maneiras de convidá-los para a religião de Allah por meio de bom caráter e maneiras nobres.

 

E Allah, O Exaltado, sabe melhor.

Fonte: Dar al-Ifta al-Misriyyah

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